Quem empreende na internet sabe, não adianta ter um tráfego grande no e-commerce e não gerar venda. Muitas vezes aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce pode ser o ponto chave para ampliar seus lucros.
E é sobre isso que falaremos nesse blog, com dicas práticas de como aumentar a taxa de conversão de um e-commerce.
- Como aumentar a conversão na sua loja virtual
- 7 estratégias para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce
- A Importância da Experiência do Usuário em Lojas Virtuais
O que é taxa de conversão?
Inicialmente, é preciso entender que taxa de conversão é uma métrica utilizada no marketing digital como uma medida de resultados de uma campanha (ou anúncio). Dessa maneira, se você quer vender, cada venda concluída é uma conversão.
Desse modo, a taxa de conversão é um calculo feito do número de conversões dividido pelo o número de acessos no site, vezes 100 para gerar o percentual, abaixo colocamos um modelo de calculo para exemplificar;
Acessos no site: 1.000
Conversões: 35
Calculo: 35 / 1.000 = 0,035 X 100 = 3,5%
Simples assim, essa é uma das métricas mais importantes para um e-commerce, pois ela está ligada a qualidade da experiência do seu cliente ao acessar o seu e-commerce.
Agora que entendeu o que é a taxa de conversão, separamos algumas dicas práticas para ajudar a aumentar sua taxa de conversão.
Descreva e separe os produtos por categorias
Seus produtos precisam chamar atenção do consumidor, dessa maneira, é muito relevante que você faça descrições bem atrativas e muito completas como uma forma de despertar a vontade de fechar a compra.
Use os gatilhos mentais, seja criativo para evidenciar as vantagens de comprar o seu produto ou serviço.
Parece uma dica simples não é mesmo?
Mas é muito comum vermos e-commerce’s com as categorias confusas, onde muitas vezes o cliente não encontra o que queria de forma fácil.
Não seja esse e-commerce! No mundo online isso é inaceitável, as pessoas não tem paciência na internet.
Eleve a velocidade do site
De acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Georaia e Estatísticas (IBGE) 58% dos usuários brasileiros acessam a internet apenas pelo o celular.
É cada vez mais comum e-commerce com 85%, 90% e as vezes até 98% dos acesso serem através de mobile.
Por isso, fique atento a velocidade de carregamento do seu e-commerce no Mobile.
Você consegue medir essa velocidade através do Page Speed do Google, uma ferramenta feito pelo o próprio google.
Afinal de contas, um site que tem o carregamento de página mais rápido contribui para que o cliente não perca o interesse em continuar seu acesso, assim, fica mais fácil fechar uma compra.
Preste atenção para onde suas campanhas estão mandando!
Como dissemos acima, os usuários não tem paciência, ao clicarem em um anuncio o seu cliente quer ver mais coisas sobre seu produto.
Há um tempo atrás ficou famosa a ideia de aproveitar ao máximo o acesso no sei site e, por isso, muitos sites passaram colocar como destino do anúncio a página de produtos em promoções.
Por exemplo, imaginando que o usuário poderia se interessar por outros produtos também.
Mas logo, isso se provou ser um erro gigantesco, as pessoas não querem ver mais sobre aquele produto do anúncio, e não cair numa página com vários outros produtos.
Por isso, se seus anúncios não estão mandando para a página do produto anunciado, mude isso o quanto antes, você provavelmente vai conseguir uma conversão maior nas campanhas do seu e-commerce.
Diminua as etapas da compra e evite o abandono do carrinho
Um site com etapas complicadas de compra acaba desmotivando o cliente, sendo assim, reduza as etapas e facilite a compra do seu consumidor.
Lembre-se que nem todos os consumidores são ambientalizados com a internet.
Dessa forma, é importante ter uma página clean e que os comandos sejam intuitivos para evitar o abandono do carrinho.
Por isso, a dica é não coloque aquela etapa de cadastro no e-commerce antes de iniciar o checkout, isso pode estar jogando sua taxa de conversão para baixo.
Preço do frete é uma das causas do abandono de carrinho
Segundo pesquisa feita pelo Mercado Pago, o frete caro representa 53% de todos os abandonos de carrinho!
Não caia nessa, embuta o custo médio do frete no preço dos seus produtos, ou de frete grátis à partir de um valor, isso com certeza vai te ajudar a aumentara taxa de conversão do seu e-commerce.
Para ter acesso a pesquisa do mercado pago: Abandono de carrinho no e-commerce: por que 82% desistem da compra
Contrate uma empresa especializada
A internet é um meio bem competitivo, sendo assim, é possível que caia a taxa de conversão, exigindo inovação e novas estratégias por parte da sua empresa.
Dessa maneira, a melhor forma de manter bons resultados é contratando uma empresa especializada para auxiliar suas necessidades ao longo do tempo e ir monitorando o desempenho do seu e-commerce.
Se chegou até aqui e descobriu todas as formas de aumentar sua taxa de conversão, aproveite e de uma olhada nas caixas de papelão para e-commerce que temos em nosso site!
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