A Black Driday é conhecida como uma época de alta demanda por produtos em oferta, lotando tanto lojas físicas quanto sites. É uma ótima oportunidade para dar uma aquecida nas vendas. Aqui, a gente te ajuda a como planejar uma promoção para Black Friday!
Para aproveitar todo o potencial da data é necessário elaborar estratégias com antecedência. Por isso, prepare-se para vender mais com as nossas dicas para a Black Friday 2022.
Dicas essenciais para qualquer empresa
- Conheça sua empresa – faça uma análise a fundo de quais são os pontos fracos e fortes da empresa e determine também a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
- Conheça seu público – determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.
- Defina objetivos – determine quais são os resultados que você espera alcançar na data e, com base nesse objetivo, trace metas para atingi-lo.
- Crie um plano de ação – por fim, agora que a empresa já tem uma melhor visão de seus processos e do seu público, é hora de partir para a ação, estabelecendo cronogramas, designando a equipe responsável e segmentando as ações a serem tomadas.
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Dicas para um bom planejamento
Continue lendo e conheça alguns exemplos de estratégia para usar para conquistar novos clientes, que podem ser aproveitadas para qualquer data comemorativa!
Prepare-se para o aumento de demanda
Esteja preparado física e/ou virtualmente para o aumento exponencial do número de vendas. Não deixe que seus clientes sofram com lojas ou sites lotados, produtos esgotados e demora na assistência e na entrega.
Mostre o planejamento da empresa mantendo a qualidade no atendimento ao cliente e a agilidade nas vendas.
Pode parecer um desafio, mas adaptar-se à alta demanda pode ser feito facilmente com a adoção de APIs como o de SMS e WhatsApp, que possibilitam assistência através de múltiplos atendentes, envio de tracking de pedidos, pesquisa de satisfação e campanhas promocionais.
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Prepare-se para imprevistos
Pode parecer contraditório falar em imprevistos em um artigo sobre planejamento, mas acredite: mesmo com todo o planejamento do mundo, algo pode sair fora do esperado.
Portanto, preparar a sua equipe para situações desafiadoras é ideal, deixando sempre alguns colaboradores a postos para solucioná-las e treinando todos para terem calma e saberem manter uma boa comunicação com os clientes.
Além disso, se o seu negócio é on-line, faça testes e garanta que a plataforma do seu site esteja preparada para receber inúmeros visitantes ao mesmo tempo, evitando que fique fora do ar e prejudique as vendas.
Analise os resultados passados
Nada melhor do que aprender com a experiência. Portanto, mapeie as estratégias utilizadas em Black Fridays passadas e compare os resultados de cada ano. Assim, a empresa terá uma boa visão do que está funcionando e pode ser usado para embasar ações de marketing futuras.
Além disso, você também pode analisar as campanhas dos concorrentes para gerar novos insights.
Divulgue o quanto antes
Uma semana antes da Black Friday, consumidores são bombardeados constantemente com anúncios de ofertas especiais. Não seja apenas mais um anúncio lotando a caixa de e-mail do consumidor.
Comece sua campanha com antecedência e vá criando um relacionamento. Assim, a sua base de clientes lembrará da sua marca na hora de pesquisar produtos e serviços.
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