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7 maiores erros para não cometer na sua loja virtual

Criar uma loja virtual e fazer com que ela cresça pode ser uma tarefa difícil, e enxergar possíveis erros que você esteja cometendo pode ser um bom primeiro passo. Para te ajudar, separamos os 7 maiores erros a serem evitados na sua loja virtual!

Continue lendo e descubra o motivo da sua empresa não estar vendendo bem, ou porque você não consegue escalar a operação da sua loja virtual.

1. Usar o varejo físico como referência

Este erro está ligado a produto e estoque. Algumas pessoas pegam como referência o mundo físico e levam pro digital.

Mas como é a referência do varejo físico? Você entra numa loja e o que mais tem dentro dela é variedade, para tentar te convencer a comprar uma opção, ou substituir o que você quer comprar por uma outra coisa.

No e-commerce, isso não funciona. Quando você for montar sua estratégia de marketing, você vai criar campanhas para um determinado produto, e com essa campanha você vai atrair os clientes para a loja.

Esse cliente vai querer comprar aquele produto em específico. Se aquele produto não estiver mais disponível, ele simplesmente vai embora sem comprar nada.

Então, ao invés de investir em um estoque ou portfólio de produtos extremamente diversificado com pouca quantidade e sem reposição, mude isso!

Foque em poucos produtos e invista em quantidade de estoque desses produtos. Se não tiver quantidade, investe em reposição. Priorize fornecedores que repõem o produto.

Assim, você vai criar campanhas, vai atrair pessoas e vai ter o que vender para elas. Essas campanhas que você criar vão durar semanas, meses, anos. Esse é o maior poder de uma loja virtual!

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2. Você não tem uma oferta de produto validada

Muitas pessoas montam a sua loja virtual, e apenas pegam o que está na loja física e colocam no site. Provavelmente, você não vai vender como esperava.

Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, às vezes você não vai conseguir vender os sapatos de forma individual, e a solução aqui é criar kits. Isso significa validar a sua oferta!

Se você tentar vender o produto individual e não vender, você tem que criar um kit desse produto. Sapato e carteira, sapato e meia, dois pares de sapato pelo preço X…

Entenda se a sua oferta está validada. Seja protagonista do seu próprio negócio.

Pare e olhe, se as pessoas estão entrando e não estão comprando, o problema está na oferta de produtos, na maioria das vezes.

3. Credibilidade da sua loja

Este erro é sobre a identidade visual do negócio. Muitas vezes as pessoas não investem na qualidade das fotos dos produtos, cadastram de qualquer jeito, fazem uma descrição genérica, não descreve como pode usar, se tem alguma especificação técnica ou não…

Ter uma identidade visual e investir em imagens profissionais dos produtos passa credibilidade ao cliente! É um investimento que pode fazer com que o consumidor escolha a sua loja, e não a concorrente.

4. Ter uma loja virtual e esperar que as vendas aconteçam

“Criei a loja virtual, cadastrei tudo e não estou vendendo. Não sei o que está acontecendo”. Isso já aconteceu com você?

Entenda que quando você monta uma loja do zero, ninguém visita porque ninguém conhece. É como se você abrisse uma loja física no meio do deserto.

Se você não tiver um plano de divulgação e marketing bem desenhado, você não vai conseguir ter resultado. Encare a construção da sua loja virtual como parte do processo de construção da sua marca!

Para vender, você precisa construir audiência, impactar pessoas em canais de venda que tenham demanda, fazer anúncios, investir em publicidade.

Tudo isso tem que fazer parte da sua estratégia de negócio!

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5. Não organizar produtos por categorias para facilitar a identificação

Em uma loja física, o normal é montar uma boa vitrine e organizar as prateleiras para o seu cliente encontrar o produto. Se mesmo assim ele não encontrar, existe a figura do vendedor que vai explicar tudo detalhadamente e concluir a venda no tete a tete.

No e-commerce não é assim. Os produtos precisam estar devidamente organizados nas categorias para os clientes encontrarem.

As palavras-chave, ou seja, o título do produto, precisa ser muito bem elaborado, para o cliente identificar aquilo que ele quer. Se ele não encontrar, vai usar a busca do site colocando alguns termos e tentando encontrar o produto.

Quando ele encontra, o produto precisa realmente convencê-lo a fazer a compra. Fotos de boa qualidade, se possível vídeos sobre o produto, uma descrição bem detalhada são características que destacam a sua empresa em meio à tantas opções.

Se você fizer isso, vai converter muito mais vendas do que a maioria das lojas do seu nicho de mercado!

6. Não ter um site responsivo/adaptado para o mobile

Isso tem a ver com a responsividade do site. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas responsividade é uma adaptação visual do que é visto no computador para o celular.

Hoje, mais de 70% das compras são feitas através do celular. Muitos criam o site testando apenas no computador, e quando acessa no celular ele não está nada adaptado, nem funciona direito.

Você perde visitante e perde venda. Por isso, esse erro pode ser fatal para o seu negócio.

7. Ignorar os recursos que o seu cliente precisa para comprar na sua loja

O último erro trata sobre a jornada de compra, que em uma loja virtual é muito clara:

  1. Carrinho de compras;
  2. Meio de envio;
  3. Meio de pagamento.

É preciso ter um carrinho de compras muito bem otimizado, um meio de envio que seja viável para o seu cliente, tanto em termos de preço quanto em termos de prazo, e um meio de pagamento que esteja adaptado à realidade do cliente (cartão de crédito, parcelamento sem juros, Pix…).

O Pix tem sido um grande sucesso no mercado de e-commerce, e a tendência é que ele substitua o boleto.

Por isso, é interessante que sua empresa trabalhe com um meio de pagamento que tenha Pix, mas sem deixar de fora o cartão crédito, que ainda é o meio de pagamento preferido dos brasileiros.

Esses são os recursos para você entregar uma jornada de compra perfeita para o seu cliente. Coloque-os em prática!

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