O abandono de carrinho em um e-commerce é um dos principais desafios enfrentados pela maioria dos lojistas virtuais, pois a taxa de abandono de carrinho pode impactar diretamente o número de vendas. Mas você sabe por que isso acontece? E como evitar que seus clientes abandonem seus carrinhos?
Neste artigo, vamos explorar os 5 motivos mais comuns pelos quais os clientes abandonam seu carrinho e o que você pode fazer para evitar isso.
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O que é o abandono de carrinho em e-commerce?
O abandono de carrinho ocorre quando os clientes selecionam itens para compra, mas mudam de ideia antes de finalizar a compra. Por essa razão, é importante compreender os principais motivos de abandono de carrinho e como evitá-lo.
Confira os principais motivos para o abandono de carrinho:
1- Frete caro gera abandono de carrinho
O primeiro motivo mais comum de abandono de carrinho de compras é o frete caro. Para evitar que os clientes abandonem suas compras devido ao custo do frete, ofereça algumas opções de frete gratuito, como entregas rápidas e opções de exibição.
Oferecer descontos no frete, como frete grátis para compras acima de um determinado valor, também é uma boa maneira de incentivar seus clientes a concluir as compras.
Além disso, oferecer métodos alternativos de entrega, como entregas noturnas ou entregas de fim de semana pode ajudar a desencorajar o abandono de carrinho de compras.
Outra opção é adicionar funções úteis ao seu site, como o cálculo de frete na página do carrinho, para que os clientes possam estimar os custos de frete antes de fechar a compra.
Graças a essas estratégias de recuperação de carrinho abandonado através de preços de frete mais acessíveis, você pode reduzir significativamente o número de abandonos em seu site.
2- Valor mínimo acima do esperado para frete grátis
O segundo motivo mais comum de abandono de carrinho de compras é o valor mínimo para receber o frete grátis. Se for colocado um valor mínimo acima do esperado para frete grátis, isso pode desencorajar os consumidores a finalizar seu pedido.
Portanto, sempre é uma boa ideia iniciar uma campanha que incentiva os consumidores a alcançarem esse valor em seus pedidos para garantir o frete grátis.
E assim, os consumidores já chegam no carrinho com as informações alinhadas sobre o frete da campanha ajudando na retenção e conclusão de pedidos.
3- Lentidão no Site
O terceiro motivo mais comum para o abandono de carrinho é a lentidão no site. Um estudo realizado em 2017 descobriu que 53% dos abandonos de carrinhos podiam ser atribuídos à velocidade de carregamento da loja online.
Portanto, ao oferecer uma experiência de compra rápida, seu negócio pode reduzir significativamente o abandono do carrinho.
Por isso, a melhor maneira de evitar o abandono do carrinho devido a lentidão no site é otimizar a velocidade de carregamento.
Isso pode ser feito por meio de técnicas como otimização de imagem, compressão de arquivo e uso de conteúdo pré-renderizado.
Além disso, você também pode considerar a hospedagem em um servidor mais rápido. Ao seguir essas práticas, você pode reduzir drasticamente a taxa de abandono de carrinho de sua loja online e melhorar sua experiência de compra para os usuários.
4- Falta de confiança no site
No quarto lugar entre os motivos de carrinho abandonado está a falta de confiança. Se o site não parecer seguro ou confiável, os consumidores não confiam na sua marca e não realizam a compra.
Uma das principais preocupações nesse sentido é saber se os dados do cartão de crédito e outras informações são seguras.
Para evitar o abandono de carrinho devido à falta de confiança, certifique-se de que seu site tenha o protocolo de segurança HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).
Além disso, forneça informações sobre a confiabilidade do seu site, como por exemplo, informações sobre acordos de pagamentos seguros, como Paypal, certificados de segurança e notas de segurança.
Oferecer um serviço de atendimento ao cliente por chat e por e-mail também ajuda a aumentar a confiança dos consumidores.
Então, utilizar essas práticas de segurança ajudará a garantir que seus clientes fiquem seguros durante todo o processo de realização da compra.
5- Forma de pagamento não disponível
Fornecer às pessoas uma grande variedade de formas de pagamento pode diminuir significativamente o número de abandonos de carrinho.
Enquanto a alternativa pré-paga mais comum é o boleto bancário, outras formas de pagamento como o Pix, cartões de crédito em bandeiras internacionais, Alipay e muito mais, também podem ser úteis para impulsionar as vendas.
É recomendado que as lojas ofereçam pelo menos três opções de pagamento diferentes para garantir que não percam nenhuma compra. Isso não só ajuda a reduzir as taxas de abandono de carrinho, como também aumenta a confiança dos clientes em um negócio, mantendo seu relacionamento com eles por mais tempo.
Conclusão sobre abandono de carrinho
Para concluir, o abandono de carrinho em uma loja virtual pode ter um impacto significativo no volume de vendas se não for bem administrado.
Portanto, é importante que os lojistas entendam os motivos comuns a fim de tomar as medidas corretivas para reduzir a taxa de abandono de carrinho.
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