Você sabia que a opção de tipos de frete dos e-commerces é responsável por mais de 80% dos carrinhos abandonados no e-commerce.
A entrega é determinante para a experiência de compra e essencial para incentivar — ou não — o consumidor a fechar o pedido. Mas não é só isso.
O frete é um dos elementos fundamentais também para o sucesso do seu negócio.
É por esse motivo que você precisa conhecer as diferentes modalidades de envio de encomendas: para entender como elas podem se encaixar no seu e-commerce.
Quais são os tipos de frete?
Os tipos de frete mais utilizados atualmente são o CIF e o FOB — siglas citadas na introdução. A seguir, descubra as características de cada um deles e da Entrega Expressa.
CIF
A principal característica do frete CIF é que a responsabilidade do envio da encomenda é do próprio fornecedor do produto. Ou seja, de quem embarca a mercadoria.
A sigla vem originalmente da língua inglesa e se refere à expressão Cost, Insurance and Freight, que traduzida para o português significa: Custo, Seguro e Frete.
Outro ponto importante dessa modalidade é que ao ser responsável pelo transporte do pacote, o fornecedor também é quem paga pelo frete na origem da postagem.
Entretanto, isso não quer dizer que o frete irá sair de graça para o comprador. Nessa situação, é comum o remetente cobrar a quantia gasta na logística embutindo o custo no preço final do item.
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FOB
Ao contrário do frete CIF, no frete FOB quem compra o produto assume toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria. Resumindo, o trabalho do fornecedor termina no momento em que a compra é concluída.
Logo, o destinatário que escolher usar o frete descrito pela sigla FOB (Free on Board ou Livre a Bordo, em tradução) precisará negociar os custos e cuidar de todo o processo logístico: desde escolher o melhor seguro, a forma de despacho do pacote e a contratação do serviço para entregar a encomenda.
Vantagens e desvantagens do frete CIF
Conforme mencionamos antes, o CIF se destaca por ser a modalidade mais prática para o destinatário. Afinal ele fica livre de ter que agilizar todos os processos para garantir o transporte do pedido assim que a compra é realizada.
E é exatamente pela praticidade que este é o meio mais utilizado por empresas B2C (empresas que vendem diretamente para clientes) e no e-commerce.
Para você entender melhor, separamos as principais vantagens e desvantagens desse tipo de frete para quem contrata esse serviço. Ou seja, para quem compra a mercadoria. Confira:
Vantagens
- Maior facilidade para o cliente, que não precisará se preocupar com todos os procedimentos logísticos para a entrega da encomenda;
- Simplificação da logística de frete para quem adquire os produtos, já que essa parte fica sob a responsabilidade do embarcador da mercadoria;
- Sem ter que se envolver na contratação de frete, sobra mais tempo para se dedicar às vendas, por exemplo.
Desvantagens
- Pouco controle sobre o envio da remessa, portanto não é o serviço mais indicado se você precisa ter uma supervisão mais rigorosa durante o transporte;
- Sem autonomia para escolher alternativas de serviços de frete que possam sair mais em conta para o seu negócio, ou que tenham prazos menores, pois essa escolha é feita exclusivamente pelo embarcador do pedido.
Vantagens e desvantagens do frete FOB
Como você já deve ter percebido, os tipos de frete CIF e FOB possuem características opostas. Então, o FOB é a opção empregada nos modelos de negócio B2B (empresas que vendem para empresas).
Mas por que e para quem essa escolha é mais vantajosa? Simples: para empreendedores que precisam ter maior controle sobre a entrega.
Imagine a situação de quem trabalha com a venda de produtos essenciais, por exemplo. Pode não ser uma boa ideia deixar o cuidado com os prazos somente na mão do embarcador, não é?
Logo, ao mesmo tempo em que pode ser uma tranquilidade não ter que contatar a transportadora caso ocorra algum tipo de atraso com a entrega, por outro lado, o comprador não tem autonomia para buscar alternativas. E isso também pode ser um problema.
Veja a seguir os pontos positivos e os negativos do frete FOB e faça sua própria avaliação:
Vantagens
- Controle total sobre o processo de entrega da encomenda;
- Autonomia para escolher as melhores condições e prazos de envio (fretes mais baratos ou mais rápidos, por exemplo);
- Independência para administrar com maior eficiência a gestão de fretes do negócio;
- Flexibilidade para otimizar custos e mesclar diferentes tipos de frete para garantir alternativas variadas de entrega.
Desvantagens
- Assumir a responsabilidade pela encomenda assim que ela sai do armazém no fornecedor;
- Ter que dedicar um tempo considerável para fazer a gestão do frete de todos os pedidos realizados junto ao fornecedor;
- Precisar cobrar soluções diretamente da empresa contratada para enviar a remessa quando ocorre algum imprevisto como atrasos e extravios.
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