Você sabe quais são os principais meios de pagamento para lojas virtuais? Sabe quais são mais utilizados pelos brasileiros atualmente? A gente te conta!
Dúvidas sobre formas de pagamento para e-commerce são mais comuns do que se imagina. Com tantas alternativas, fica difícil saber qual é melhor para o seu negócio. Vale a pena oferecer todas? Como funciona cada uma?
Por isso, por meio de estudos e dados, vamos te ajudar a entender o comportamento do consumidor brasileiro atual, e como você pode se adaptar!
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Principais meios de pagamento para e-commerce
Para tomar decisões acertivas para o seu negócio, é fundamental que você conheça o perfil dos seus consumidores. Definir uma persona – personagem que representa seu cliente individual – pode te ajudar bastante nessa tarefa.
E enfim pense: que formas de pagamento essa pessoa gostaria que meu e-commerce oferecesse?
Com isso em mente, conheça os principais meios de pagamento online e como eles funcionam.
Meios de pagamento mais utilizados no Brasil
- Cartão de crédito
- Boleto bancário e Pix
- Carteira digital
- Cartão de débito
Cartão de crédito
O pagamento no cartão de crédito é a modalidade mais utilizada pelos consumidores brasileiros. Trata-se do primeiro meio de pagamento aceito por todas as lojas virtuais. Além disso, ele permite que, muitas vezes, os consumidores parcelem as compras.
Por meio do cartão, basta que a pessoa insira os dados, como número do cartão e CPF, na hora de fazer o checkout em seu site e termine a transação. Normalmente, a confirmação de pagamento é feita poucos minutos após a finalização da compra.
Portanto, para que os consumidores se sintam seguros em seu site de compras, é necessário estar em dia com alguns indicadores, como o certificado SSL e os selos de segurança. Desse modo, você diminui os riscos de que suas informações sejam roubadas e o cartão do cliente clonado, por exemplo.
Boleto bancário
O boleto bancário é o segundo meio de pagamento mais usado para e-commerce. Essa é uma alternativa escolhida por pessoas que têm um baixo limite no cartão ou nem sequer possuem um. Ele também é utilizado por aqueles compradores mais desconfiados.
Ao contrário do cartão de crédito, há uma demora entre dois e dez dias úteis para que um título seja compensado. Além disso, como o boleto é gerado e o consumidor não necessariamente realiza o pagamento no mesmo instante, é necessário estar atento para lembrá-lo quando a data de vencimento estiver se aproximando.
Também é possível oferecer o boleto como meio de pagamento se você utilizar um intermediador de pagamento. Na próxima seção deste artigo, vamos entender como fazer esse tipo de integração em seu site.
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Pix
O Pix é um sistema de pagamento e transferências lançado pelo Banco Central em 2020. O serviço permite que as transações sejam realizadas em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana.
É possível usar o Pix por meio de um código de identificação criado por cada usuário e por QR Codes. A dinâmica do serviço fez com que ele se tornasse rapidamente o favorito entre os consumidores, pois, diferente do DOC e TED, as transferências e pagamentos feitos via Pix acontecem em um prazo máximo de dez segundos.
Pensando nisso, unir esse meio de pagamento à sua estratégia pode ser um passo para aumentar a sua taxa de conversão.
Carteira digital
Por fim, as carteiras digitais também possuem um grande número de fãs e devem ser consideradas na hora de escolher os meios de pagamento do seu negócio. Esses aplicativos concentram o dinheiro do usuário em uma conta digital e, através dela, é possível realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão.
Alguns serviços como PicPay e PayPal são bastante populares, principalmente por oferecerem cashback aos usuários. Desse modo, trabalhar com esses meios de pagamento pode ajudar bastante na decisão de compra dos seus clientes.
Cartão de débito
O débito online cresceu consideravelmente nos últimos anos. Ele veio para substituir o uso do boleto bancário, pois o que acontece na verdade é uma transferência entre contas, o que faz com que o dinheiro seja liberado no mesmo instante para a conta da sua loja.