Sua loja virtual é super bem elaborada, sua marca está presente nas redes sociais com posts incríveis, e ainda segue uma identidade visual única e que facilita a experiência do cliente. Porém, você não se atenta à qualidade da caixa das suas entregas, ou tem dificuldade em escolher o melhor modelo para o seu e-commerce.
Percebe o erro? Todo o esforço para ser uma marca online bem construída não vale nada se a experiência do cliente, ao receber o seu produto, for ruim ou causar algum estresse.
Ao sair da sua loja, sua mercadoria passa por um longo caminho até chegar ao cliente. Por isso, estar atento à qualidade e tamanho da caixa de entrega é tão importante, para que o produto chegue nas melhores condições.
Foi pensando em você que construímos esse artigo. Aqui, você confere algumas dicas para não errar na hora de enviar as compras para os seus clientes!
Tamanho e formato da caixa
A segurança do produto que você está enviando deve ser a sua principal preocupação. Para evitar que ele sofra danos durante o transporte, é preciso estar atento ao tamanho e formato da caixa escolhida.
Escolha uma embalagem de tamanho semelhante ao produto, não muito maior nem muito menor. É importante que a mercadoria não fique solta dentro da caixa, para que não seja danificada no deslocamento.
Além disso, uma caixa de tamanho ou formato não convencional pode deixar o seu frete ainda mais caro. No caso dos Correios, funciona da seguinte forma:
- O comprimento mínimo é 16 cm e máximo é 105 cm.
- A largura mínima é 11 cm e a máxima é 105 cm.
- A altura mínima é 2 cm e a máxima é 105 cm.
- A soma máxima das dimensões: C + L + A deve ser no máximo 200cm.
- PAC e SEDEX: limite mínimo de 300g e máximo 30kg.
Fique atento às especificações de taxas cobradas por cada transportadora. A escolha da embalagem de envio do seu e-commerce influencia bastante nos gastos com frete da loja online.
Tipo de produto enviado
Produtos frágeis
Produtos frágeis, como vidros, cerâmicas e eletrônicos, exigem maior cuidado ao serem embalados para transporte.
Para evitar que ele seja danificado, o ideal é que o item deve ser envolvido em plástico bolha, e os espaços vazios da caixa preenchidos com bolas de papel, sacos de ar ou isopor.
ATENÇÃO: lembre-se de colar uma fita que sinalize “Cuidado Frágil!” na parte externa da caixa.
Produtos pontiagudos ou cortantes
Alguns produtos têm pontas finas ou cortantes que podem estragar a embalagem.
Para que isso não aconteça, use plástico bolha para envolvê-los, reforçando as regiões mais perigosas.
Produtos redondos ou cilíndricos
Mesmo para esse tipo de produto, o ideal é ainda usar caixas quadradas ou retangulares, já que a maior parte das transportadoras cobram taxa extra por embalagens não convencionais.
Como solução, você pode usar duas embalagens, uma interna no formato da mercadoria, e uma externa, no padrão das transportadoras.
Líquidos e grãos
O recipiente deve ser completamente vedado, para evitar vazamentos. Por isso, é recomendado passar algumas camadas de plástico filme e fita adesiva, garantindo que a caixa está bem fechada.
Vale conferir as especificações da transportadora e confirmar se a postagem desse tipo de produto é aceita.
📦Conheça a Caixa e Cia
Tem um e-commerce, vende em marketplaces ou precisa entregar seus produtos por motoboy ou aplicativo? As embalagens da Caixa e Cia são perfeitas para você!
Nossas caixas montáveis são resistentes, fáceis de montar e ocupam pouco espaço em seu estoque. Aproveita e dá uma olhada nos nossos modelos!
Vantagens de escolher a Caixa e Cia
- Sem pedido mínimo
- Embalagens em pronta entrega
- Entrega no mesmo dia para BH