Organizar uma mudança do zero pode parecer difícil, mas com foco e planejamento, essa transição acontece de forma simples e tranquila.
E se você não sabe por onde começar ou quer ter certeza de que não esqueceu nenhuma etapa importante, veio ao lugar certo!
Decidir o que embalar primeiro e providenciar materiais de empacotamento são apenas algumas das decisões que devem ser tomadas com antecedência.
Por isso, vamos te ajudar com dicas de como organizar sua mudança sem passar por nenhum estresse (ou quase nenhum).
Faça uma lista
Defina quais são suas prioridades e a sequência de todas as ações necessárias que você deverá seguir para concluir as atividades com êxito.
Pense em desocupar um armário antes de desmontá-lo, por exemplo. Seguir uma linha de raciocínio te ajuda a não se perder.
Outra sugestão de lista poderia server para separar os ambientes da nova casa e listar todos os móveis e objetos que ficarão em cada cômodo.
Esta etapa de checklists pode ser feita de várias formas diferentes. Aqui vão algumas dicas:
- Faça anotações em um bloco de notas;
- Utilize planilhas em um computador;
- Anote em um caderno ou agenda;
- Conte com o auxílio de aplicativos de organização.
Ao final, lembre de marcar suas ações como concluídas.
Descarte o desnecessário
Mudar de casa é uma boa oportunidade para fazer uma boa ação! Separe todas as roupas e utensílios que não usa mais e leve-os para doação.
Dessa forma, você ajuda alguém que precisa, e pode recomeçar apenas com o que realmente precisa no novo lar.
Aproveite também para jogar fora todo material e objeto que esteja quebrado ou que não sirva mais. Esta é uma tarefa que certamente ajudará a otimizar espaço na nova casa.
Conheça a nova casa antes de mudar
Parece óbvio, mas é comum que pessoas fechem o contrato sem antes dar uma olhada no espaço, mas não dê sorte para o azar.
Por vezes, a visita é marcada em um dia que estamos com a agenda apertada e alguns detalhes podem acabar passando despercebidos.
Para não ter que lidar com esses problemas, marque uma visita à nova casa em um dia que você tenha tempo de sobra para tirar as suas dúvidas e fotografar algo no local que não esteja dentro do esperado.
É melhor ter uma avaliação própria antes da mudança, do que se basear apenas pelas imagens disponibilizadas pelo proprietário do imóvel.
Providencie os materiais
Encomende os materiais necessários para realizar a mudança, como:
- Caixas de papelão;
- Plástico-bolha;
- Fitas;
- Fitas para objetos frágeis;
- Caneta.
Alguns itens da mudança precisam de caixas mais resistentes e de tamanhos adequados, de forma que eles não fiquem balançando dentro da caixa.
O ideal é começar a embalar seus objetos com antecedência. Por isso, deixe esses materiais bem separados ao começar essa etapa.
Lembre-se de não economizar no plástico-bolha em itens mais frágeis, como enfeites ou objetos de vidro.
Para facilitar que você encontre os itens armazenados depois de se mudar, o ideal é que as caixas possuam identificação escrita, com uma pequena descrição do que está dentro dela.
Está de mudança? Conte com a Caixa e Cia
Procurando materiais para a sua mudança?
Entre no nosso site, fale com um de nossos consultores e encontre todos os materiais necessários para iniciar sua jornada em um novo lar.